domingo, 14 de fevereiro de 2021

DOS JORNALISTAS, O VÍRUS QUE ESTÁ A MATAR O JORNALISMO

Deixei de ser meigo nas palavras e na análise ao actual estado do jornalismo português. Aqui segue o início do meu artigo de opinião (VÉRTEBRAS) no FAROL XXI:

"Além das pessoas que perderam a vida, a grande vítima da pandemia tem sido o Jornalismo português. A Imprensa, enfim. Não acredito em teorias da conspiração, nem tão-pouco na tese da intencional manipulação da informação como forma de pagamento do “favor” que o Governo concedeu às empresas de comunicação social ao direccionar-lhes 15 milhões de euros dos nossos impostos. Acredito mais numa deriva disfuncional – mais grave ainda, porque estrutural –, que se iniciou por razões bem-intencionadas (e o Inferno, dizem, está bem cheio delas), mas acabou por se fundir numa Narrativa Oficial, incutida pelo Governo. Por osmose, essa Narrativa colou-se de tal modo à comunicação social que os jornalistas deixaram de questionar, e de se questionarem; de quererem respostas, e darem respostas aos leitores. Afunilaram as fontes e subjugaram-se ao ritmo da Narrativa Oficial. As perguntas incómodas, o must do Jornalismo, atrofiaram-se, emudeceram, eclipsaram-se. Já não existem. "

Podem ler o artigo AQUI.



2 comentários:

  1. Por favor não desistam. Isto tudo é tao Twilight Zone que todas as vozes lucidas são precisas.

    ResponderEliminar
  2. As narrativas mediáticas enviesadas não acontecem apenas por cá e recomendo o excelente documentário 'Ceci n'est pas un complot' sobre a realidade belga do realizador Bernard Crutzen, que seria bom divulgar no Farol XXI:
    https://www.facebook.com/Cecinestpasuncomplot/
    https://linktr.ee/CNPC_2020

    ResponderEliminar