quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

DO MILAGRE LUSITANO LIDERADO POR COSTA & MARCELO

Portanto, em mortalidade relativa, a gestão genial de Costa & Ca. Lda. já está pior do que o Brasil de Bolsonaro, a Suécia de Tegnell, a Espanha da Primeira Onda e, amanhã, ficará pior do que as Terra do Tio Sam que foi do Trump.

Sem hidroxicloroquina (muito bem!), com muitas máscaras (muito bem!), com lockdowns (muito bem!), com encerramentos antecipados e horários curtos para causar aglomerados nos supermercados (muito bem!), com transportes públicos a abarrotar porque de lá não surgem infecções (muito bem!), com estados de emergência de que não sei já em quantos vamos (muito bem!), com lares com surtos intermináveis (muito bem!), sem relatórios dos lares porque isso são pormenores (muito bem!), com o SNS de pantanas (muito bem!), com a população idosa presa por arames porque quase não há consultas há um anos (muito bem!), com engenheiros geográficos a fazer epidemiologia (muito bem!), enfim, com tudo isto, estamos no top-10, e continuaremos a subir. O primeiro lugar do tudo-mal está aí à nossa mão. 

3 comentários:

  1. Não tarda estamos nisto há um ano e o que me espanta é como é que não há ninguém a questionar o facto de a Suécia não confinar, não obrigar a usar máscaras, não fechar estabelecimentos, não limitar vagas em transportes públicos, não fechar escolas, tratando-se de um país da Escandinávia que se caracteriza por ter temperaturas bastante frias durante a maior parte do ano, ter uma humidade relativa bastante superior à nossa e apresentar um impacto pandémico residual, a roçar mesmo o irrisório quando comparado com o nosso em que se alguém espirra, vai tudo para casa durante 15 dias que são que não são 15 mas antes 60 ou 70.

    ResponderEliminar
  2. Em relação à hidroxocloroquina, foi em boa verdade usada às pazadas em Portugal nos doentes graves (com o aval da DGS) até ao fim de Maio 2020. Espanha foi talvez o país do mundo que mais intensamente utilizou este fármaco para tratamento de doentes COVID-19 durante a sua primeira onda e a letalidade (CFR) chegou a ser de mais de 12%, sempre acima da média da UE.
    A hidroxicloroquina, que se fosse realmente útil já teve oportunidade de o demonstrar, parece deslocada naquela rol de situações.

    ResponderEliminar
  3. Acreditando que o tuga não tem civismo algum, ele faz 'trinta por uma linha' para enfeitar a testa das 'autoridades'.
    Como o ps e o mini-stério são tugas, não me admira nada que sejam eles a dar o mau exemplo.
    Iremos ser os melhores dos piorio conforme Sexa ditou.
    oliveira

    ResponderEliminar