domingo, 21 de fevereiro de 2021

DA ANÁLISE NECESSÁRIA E SEM PUDORES

No FAROL XXI (vd. AQUI) mais um importante texto, desta vez uma análise detalhada com base no  Centres for Disease Control and Prevention – a conceituada agência norte-americana de Saúde Pública –, abordando tema controverso mas necessário. Ide ler. E divulgai. 

----------------LEAD-------------------------

Durante meses foi um tabu – susceptível de banimento das redes sociais e da imprensa – comparar as pneumonias (e gripe) com a covid-19. Querer fazer esse exercício era “prova” de se ser negacionista. Contudo, o Centres for Disease Control and Prevention – a conceituada agência norte-americana de Saúde Pública – nunca teve pejo de divulgar publicamente dados que permitem comparar os efeitos da pandemia, integrando a covid-19 em outras infecções respiratórias. Os dados mais recentes (até 17 de Fevereiro) confirmam que, nos Estados Unidos, a nova doença tem sido bastante mortífera na população idosa, e que, por outro lado, as doenças infecciosas estão a matar bastante. Mas também revelam que a pandemia não tem tido impacte negativo relevante nas crianças e nos jovens. Na verdade, para estas faixas etárias, as pneumonias têm matado muito mais.

Sigam e divulguem a página do FB do FAROL XXI

1 comentário:

  1. Seria mais explícita uma imagem de uma pneumonia intersticial. Tal como eu tive há 3 anos e meio (Chlamydia pneunoniae). Se me disser para onde, posso enviar-lhe umas radiografias de tórax (frente e perfil).
    Abraço
    oliveira

    ResponderEliminar