terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

A gestão da pandemia em Portugal teve um triste resultado: a perda de eficácia no tratamento hospitalar em Janeiro levou que, em vez de 25 pessoas a morrerem por dia, tivéssemos 45. Isto culminou num impressionante pulo de Portugal na lista dos piores países mundiais. Actualmente estamos já na sexta posição, apenas atrás da Bélgica, Eslovénia, Reino Unido, República Checta e Itália. 

Notem, ainda bem que o Mundo não é como Portugal. Se a mortalidade em todos os países fosse proporcionalmente idêntica à do nosso país, teriam já morrido 11.824.405 (onze milhões, oitocentos e vinte e quatro mil, quatrocentos e cinco óbitos). Felizmente, as coisas não estão, por esse mundo fora, como em Portugal. Até agora faleceram "apenas"2.425.416. Ou seja, ainda bem que outros não beneficiaram do "milagre português"

Vejam as estatísticas e muito mais textos no FAROL XXI em https://farolxxi.pt/.../covid-na-uniao-europeia-e-no.../

Hoje foram colocados também interessantes textos de Edite Amorim e Tiago Franco na secção Vértebras. E mais ainda, temos novo contos na secção Distopias da Raquela Ochoa (vd.aqui).

Aproveitem para seguir a página no FB do Farol XXI.

Site do FAROL XXI.


1 comentário:

  1. Acabei de ouvir o Dr. José Miguel Júdice na SIC Notícias e foi por demais óbvio que ele costuma passar aqui pelo blog.

    Levantou bastantes pontos para discussão que têm sido mencionados por aqui e que requerem não só análise mas também comparação com aquilo que se passa noutros países.

    É bom termos um voz crítica activa na comunicação social ainda que esta se encontre outnumbered num rácio de para aí 50:1 de "yes men" pró-governo.

    Como ele disse, é necessário criticar aquilo que está mal.

    ResponderEliminar