sexta-feira, 30 de outubro de 2020

DA LEMBRANÇA

Queria só recordar, sobretudo aos mais esquecidos e aos panikistas, que continuam a existir duas pandemias em Portugal: uma (a reconhecida) matou este mês 451 pessoas até ao dia 28; a outra (a ignorada) já matou 791 pessoas.

Desde 15 de Março, a pandemia "de todas as atenções" matou 2.428 pessoas; a pandemia da "falta de cuidados do SNS" matou 7.525 pessoas. Ou seja, por cada óbito da "tal doença" (que não posso já nomear porque o FB me ameaça suspender a conta), registaram-se três óbitos em excesso por outras afecções.

Era mesmo só isto. Para relembrar. E lembrar sobretudo que, contrariamente a Portugal, muitíssimos países não deixaram os seus sistemas nacionais de saúde colapsarem, e não tiveram excesso de mortes não-c*vid (a tal segunda pandemia). Estou a lembrar-me, por exemplo, até da Bélgica, da Suécia, da França e da Suíça, que até foram mais fustigados pela pandemia "do ai jesus que o mundo vai acabar" do que Portugal.

Fonte: SICO-eVM; DGS. 



3 comentários:

  1. "E lembrar sobretudo que, contrariamente a Portugal, muitíssimos países não deixaram os seus sistemas nacionais de saúde colapsarem, e não tiveram excesso de mortes não-c*vid (a tal segunda pandemia). Estou a lembrar-me, por exemplo, até da Bélgica, da Suécia, da França e da Suíça, que até foram mais fustigados pela pandemia "do ai jesus que o mundo vai acabar" do que Portugal."
    Absolutamente falso, não sejas mentiroso!
    Excluindo a Suíça, todos os outros países tiveram um excesso de mortalidade superior a Portugal.
    Aliás, só o facto de teres falado na Bélgica, que é tão somente o segundo país no mundo com maior taxa de mortalidade por Covid, diz tudo sobre a sua seriedade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está claramente a falar de cor. "Excluindo a Suíça, todos os outros países tiveram um excesso de mortalidade superior a Portugal." É FALSO. Desde as primeiras 50 mortes COVID e com os dados disponíveis até 23 de Outubro, os excessos de mortalidade ajustados à dimensão da população, são os seguintes (por ordem descendente): Portugal (68/100mil); Suécia (62/100mil); França (48/100mil) e Suíça (8/100mil).
      Qualquer dúvida é só consultar o The Economist - Tracking covid-19 excess deaths across countries

      Eliminar
  2. LD, claramente não sABE do que fala. Eu escrevi excesso de mortalidade NÃO-COVID. Repito: NÃO-COVID. Aliás, abordei isso com dados oficiais neste post: https://noscornosdacovid.blogspot.com/2020/10/do-milagre-portugues-que-nos-coloca-no.html . Publico o seu comentário para que conste o tipo de ataques sem nexo que me são dirigidos.

    ResponderEliminar