quarta-feira, 16 de setembro de 2020

DA SUÉCIA, AQUELE MALDITO PAÍS DO MATA-VELHOS (E PORTUGAL, NÃO É, CLARO QUE NÃO!)

Durante meses, a nossa (e não só) imprensa fustigou a estratégia da Suécia, e os "covideiros" devem ter torcido para que a coisa ainda desse mais para o torto.

Efectivamente, a mortalidade em 2020 na Suécia continua, globalmente acima da média (cerca de 5,7% até Setembro), e a situação é pior do que a dos seus vizinhos escandinavos. Ainda há dias vi as estatísticas da Noruega que indicavam que 2020 estava com mortalidade total abaixo da média, fruto das medidas draconianas que seguiram. 

Porém, durante o pico da pandemia, e quando em Maio a Suécia ainda apresentava muitas mortes por covid, crucificava-se a sua estratégia, considerando-a desumana: o Governo e as autoridades de saúde da Suécia andavam, dizia-se por cá, a deixar morrer os velhos.

Enquanto isso, Portugal auto-elogiava-se. Governo e o impagável Presidente da República garantiam-nos que estávamos perante um "milagre", invejado por todos.

Tretas! Tretas, mil. Mil vezes tretas.

Eu bem sei que isto começa a tornar-se cansativo, talvez para vós que me acompanham, mas não resisto a vos colocar aqui um pequeno gráfico que mostra a evolução da mortalidade acumulada para os maiores de 65 anos desde Janeiro até 7 de Setembro de 2020 para Portugal e para a Suécia, sendo que os dados estão padronizados em função da população desta faixa etária.

E, como podem observar, nunca - repito, NUNCA - em qualquer altura do ano a Suécia esteve com uma taxa de mortalidade acumulada no grupo dos mais idosos acima da de Portugal. Nunca! 

Primeiro, porque a gripe foi lá menos letal até Fevereiro (deixou-se morrer velho de gripe em Portugal, será?!!).

Segundo, porque, embora tenha havido muita mortandade da covid na Suécia até Maio, muita gente se esquece que em Portugal começou desde cedo a registar-se um excesso de mortalidade não-covid em Portugal.

Terceiro, a partir sobretudo de Julho, a situação na Suécia normalizou (a mortalidade tem estado abaixo da média), enquanto em Portugal temos assistido a um Verão de completo mortícinio da população que nada tem a ver com a covid. Vejam, aliás, a divergência nas curvas da mortalidade acumulada que abaixo vos apresento.

Portanto, se a Suécia é um país de mata-velhos; que será então Poortugal?

Nota: Os dados de Portugal são obtidos, como habitualmente, no SICO-eVM. Os dados da Suécia podem ser consultados aqui: https://www.scb.se/en/finding-statistics/statistics-by-subject-area/population/population-composition/population-statistics/?fbclid=IwAR3Ash_sTy5oagP-7ES8lghWjgR92ZEDrsFpwuqtHUZgEe5y9mDLSwjHeEM#_Statisticalnews . 



4 comentários:

  1. Não perca o trabalho "Comparisons of all-cause mortality between European countries and regions: January to June 2020" (ONS, UK).
    A taxa de mortalidade relativa cumulativa padronizada pela idade foi em Portugal, até ao dia 29 de Maio, de -1,58% (<64 anos) e de -0,79% (>65 anos). Na Suécia foi, respectivamente, de -2,61% e (+)2,92%.

    ResponderEliminar
  2. Paulo Costa, obrigado pela referências.As minhas análises (feitas por motivos profissionais e portanto não colocadas aqui, pelo menos ainda) mostram que a taxa de mortalidade (acumulada) em 19 de Setembro para os maiores de 85 anos era de 11,74% contra uma taxa de mortalidade expectável 11,62%, o que do ponto de vista estatístico não é significativamente diferente. Somente no Verão,a taxa de mortalidade passou a ser maior do que a expectável. A taxa de mortalidade expectável calculei-ia em função das taxas médias dos últimos seis anos e tendo em coonta o aumento da população. Ou seja,a mortalidade expectável é basicamente os óbitos que seria expectável ocorrerem na população estimada (que ronda os 316 mil) se a taxa de mortalidade fosse semelhante à da média dos últimos seis anos.

    ResponderEliminar