terça-feira, 22 de setembro de 2020

DA ESCANDALOSA PALHAÇADA DOS TESTES E DOS CASOS POSITIVOS OU DO COMO SE "DROGA" UMA SOCIEDADE

Embora oficialmente a DGS não divulgue quantos testes PCR se realizam por dia, estive atento aos dados do Worldometers, e fiquei assim a saber que se realizaram, entre 19 e 21 de Setembro (três dias), 137.771 testes PCR em Portugal. Detectaram-se, nesse período, 1.721 casos positivos. ou seja, apenas 1,25%.

Andam a brincar com coisas sérias. A taxa de falsos positivos dos testes PCR é, como se sabe, em média, de 3% (pode variar aleatoriamente, mas a média é esta), o que significa que a esmagadora maioria das 1.271 pessoas com casos positivos detactados nestes três dias (sobretudo se forem assintomáticos) não estão infectadas. Vivemos, portanto, num mundo de embuste.

Começa a ser evidente que se montou uma "indústria de testes da covid" em Portugal, e em grande parte do Mundo, e essa é a principal razão para a suposta segunda onda que, aliás, não encontra paralelo com a mortalidade pela covid. Fazer testes ao ritmo de 46 mil por dia (média dos três dias analisados) é um absurdo que apenas vai permitir, pelo próprio erro dos testes PCR, aumentar sem parar o número de supostos casos positivos. E expectável será chegarmos, facilmente, a valores próximos ou acima de 1.000. E não porque a doença esteja a disseminar-se mas apenas porque o erro dos testes, sendo maior em termos absolutos, falsamente a faz enganar.

Decorre disto que a "indústria dos testes" se alimentará do próprio erro. Quanto mais testes fizer, maior será o número absoluto de falsos positivos, maior será a pressão para aumentar a testagem, até ao limite do absurdo. Estaremos "drogados", carpindo por cada vez mais testes

Então, no limite, um dia, todos os 10,2 milhões de portugueses serão testados ao mesmo tempo. E mesmo que o SARS-CoV-2 tenha metido férias, e mesmo se a taxa de falsos positivos for apenas de 1% (sejamos moderados), nesse dia morrerão milhares de pânico, simplesmente porque se "detectarão", falsamente, 102.000 casos positivos.

2 comentários:

  1. Não se sabe muito bem onde é que o Worldometers vai buscar certos dados.
    Acho pouco credível que se tenham realizado testes a cerca de 1% de toda a população portuguesa em 3 dias, ainda por cima ao fim de semana.
    Sugiro que tome como referência o Data Explorer do "Our World in Data" (da Universidade de Oxford) pois este trabalha com dados oficiais. O número de testes realizado entre 19 e 21 de Setembro ainda não está disponível, mas está o de 14 a 16 de Setembro (18.969 + 23.202 + 23.289 = 65.460).
    Continue com as suas análises. Gosto de as ler.

    ResponderEliminar
  2. Paulo Costa, como saberá, infelizmente a DGS não divulga os dados dos testes realizados. Em todo o caso, os valores do divulgados pelo Worldometers para os casos positivos no dia 18 e no dia 21 (que me permitiu saber o número de casos positivos nos dias 19, 20 e 21) coincidem com os divulgados no boletim diário da DGS. Há pouco também ouvi a ministra falar de 20 e tal mil testes por dia (não sei a que poeriodo ela se referia), mas mesmo que tivessemos apenas 23 mil por dia (e não 46 mil), os positivos seriam apenas de 2,5%, sendo que a taxa média de falsos positivos é de 3%. Donde continuaria válida a minha conclusão. No entanto vou começar a conferir os dados do Worldometers com os do Our Worl in Data.

    ResponderEliminar