quinta-feira, 28 de maio de 2020

DO SALVA AGORA PARA DEIXAR MORRER MAIS TARDE

A comunicação social anda por aí a divulgar uma estimativa da Escola Nacional de Saúde Pública que aponta, no período de 1 a 15 de Abril, para o «salvamento» de 146 pessoas por se ter feito confinamento.
Pois muito bem! Pena é agora verem-se os mais idosos a morrer, que «nem tordos", por outras causas,.Nos últimos 15 dias (13-27 Maio), contas feitas, há um excesso de 312 mortes  (em relação ao número expectável para este período) para os maiores de 85 anos. E nem um terço terá sido por covid... Ou melhor, não se vê: a comunicação social não fala disso!
Nota: Talvez para não se fazerem comparações, a DGS continua a divulgar os óbitos por covid usando grupos etários diferentes daqueles que são usados pela base de dados e-VM, também por ela gerida. No boletiim da covid, entre 13 de 27 e Maio, morreram 127 pessoas por covid com mais de 80 anos. Ignora-se, portanto, quantas destas tinham mais de 85 anos. Enfim...

1 comentário:

  1. "Talvez para não se fazerem comparações, a DGS continua a divulgar os óbitos por covid usando grupos etários diferentes daqueles que são usados pela base de dados e-VM, também por ela gerida."
    Tem sido um padrão muito consistente. Por exemplo, o SICO dá a mortalidade por concelho por todas as causas, mas o boletim da DGS não dá a mortalidade Covid por concelho (só dá os casos confirmados). Repetidamente, quem gostaria de ver se há certas correlações vê-se impedido de as fazer porque os dados fornecidos não são comparáveis. No entanto, são todos dados da DGS.

    ResponderEliminar